domingo, 4 de abril de 2010

Coordenadas Geográficas

O GPS
O GPS é um sistema de localização que fornece as coordenadas geográficas e a altitude de um lugar a partir de sinais captados por satélites artificiais que giram em torno da Terra.
Esse é apenas um dos recursos que utilizam as coordenadas geográficas para a localização no espaço. Qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado com exatidão com o auxílio das coordenadas.
Para isso, traçamos um conjunto de linhas imaginárias sobre mapas e globos que representam a Terra. Essas linhas, chamadas paralelos e meridianos, se cruzam formando um sistema de coordenadas geográficas. Determinando o ponto onde se cruzam o paralelo e o meridiano que passam por um lugar, podemos localizá-lo com facilidade.

Paralelos

O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais: hemisfério norte ou setentrional e hemisfério sul ou meridional.
A partir da linha do Equador, traçada a igual distância dos pólos, traçamos os demais paralelos. Po¬demos traçar 90 paralelos no he¬misfério norte e 90 no hemisfério sul. Eles são indicados por graus de circunferência, sendo o Equador o paralelo inicial, de 0°.
Paralelos são círculos Imagi¬nários traçados paralelamente ao Equador.
Além do Equador, outros qua¬tro paralelos recebem nomes espe¬ciais; dois trópicos e dois círculos polares. No hemisfério norte, temos o círculo polar Ártico e o trópico de Câncer. No hemisfério sul, o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico.
Os paralelos indicam a latitude de um lugar. Todos os lugares situados ao norte do Equador têm latitude norte (LN). Os locais que ficam ao sul dessa linha têm latitude sul (LS),
Como a Terra é representada por uma esfera, a circunferência do Equador é dividida em graus. Por isso, a latitude é medida em graus.
Latitude é a distância, medida em graus, de qual¬quer lugar da superfície terrestre ao Equador
O Equador tem 0° de latitude e é o ponto de par¬tida para calcular a latitude de um lugar. A latitude máxima é a dos pólos, que corresponde a 90° (N ou S).
Todos os pontos que se encontram ao longo de um mesmo paralelo têm a mesma latitude, isto é, es¬tão a igual distância do Equador.

Meridianos

Apenas com a latitude não é possível determinar a localização exata de um ponto na superfície terrestre. Por isso, foram criados os meridianos.
Meridianos são círculos Imaginários que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um pólo a outro.
O meridiano inicial, ponto de partida para a nu¬meração dos demais meridianos, é a linha que passa pela localidade de Greenwich, um subúrbio londrino. Por isso é chamado meridiano de Greenwich.
Nenhum meridiano circunda totalmente a es¬fera terrestre, Na outra face, está o meridiano opos¬to ou antimeridiano.
O antimeridiano do meridiano de Greenwich é a Linha Internacional de Data.
O meridiano de Greenwich e seu antimeri¬diano dividem a Terra em hemisfério oriental (leste) e hemisfério ocidental (oeste).
Os meridianos indicam a longitude de um lu¬gar. Todos os lugares situados à direita do meridiano de Greenwich têm longitude leste (LL) e os situados a oeste têm longitude oeste (L0).
Longitude é a distância, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich.
O meridiano de Greenwich tem 0° de longi¬tude e é o ponto de partida para calcular a longitude de um lugar. A longitude máxima é a da Linha Inter¬nacional de Data, que corresponde a 180°.
Todos os lugares atravessados por um mesmo meridiano têm a mesma longitude e estão a igual dis¬tância do meridiano de 0°.
Dessa maneira, sabendo as coordenadas geo¬gráficas, isto é, a latitude e a longitude de um lugar, podemos determinar a sua exata localização na su¬perfície da Terra.

Latitude e longitude: outras aplicações

A latitude e a longitude não são importantes apenas para determinar a localização de um ponto sobre a Terra.
A latitude ajuda a explicar as diferenças de temperatura em nosso planeta, embora outros fatores, como a altitude e a proximidade do mar, tam¬bém interfiram para que ocorram essas diferenças. De modo geral, as temperaturas aumentam dos pó¬los para o Equador.
Os paralelos delimitam as zonas da Terra:
- Tropical ou inter-tropical, localizada entre os trópicos de Câncer (23°27’de latitude norte) e de Capricórnio (23°27’ de latitude sul). Pelo fato de os raios solares incidirem quase perpendicular¬mente durante todo o ano, é a zona mais quente e mais iluminada da Terra.
- Temperadas, localizadas entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico (zona temperada do Norte) e entre o trópico de Capricórnio e o cír¬culo polar Antártico (zona temperada do Sul). São zonas menos quentes e menos iluminadas que a zona tropical porque recebem raios solares mais inclinados (oblíquos).
- Polares ou glaciais, localizadas ao norte do círcu¬lo polar Ártico – 66 a 33’ de latitude norte (zona po¬lar ou glacial Ártica) — e ao sul do círculo polar Antártico - 66°33’ de latitude sul (zona polar ou glacial Antártica), Os raios solares atingem essas zonas de modo muito inclinado e somente du¬rante parte do ano, o que torna as zonas polares as mais frias e mais escuras da Terra.
A longitude é essencial para saber as diferen¬ças de horário de um lugar para outro na Terra. Es¬sas diferenças dependem da localização do lugar em relação ao meridiano de Greenwich

A sigla GPS significa Global Positioning System ou Sistema Global de Posicionamento. O GPS é um sofisticado sistema de navegação ou posicionamento global, que informa com exatidão a latitude, a longi¬tude e a altitude de um lugar.
O sistema funciona com qualquer condição de tempo. É formado por 24 satélites artificiais (sistema Navstar], colocados em órbitas de cerca de 20 000 km de altitude sobre a superfície terrestre. Essa posição permite observar pelo menos 4 satélites, 24 horas por dia, em qualquer ponto da Terra. Cada um dos satélites transmite seu número de identificação e a hora certa.
Desenvolvido a princípio por razoes militares pe¬lo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, esse sistema foi usado durante muito tempo como instru¬mento de navegação marítima. Hoje, é utilizado em várias situações.
Profissionais especializados, como engenheiros florestais, geólogos, geógrafos, biólogos, Cartógrafos e agrônomos, usam o sistema nos mapas que orientam o seu trabalho.
“OGPS está ajudando transportadoras a monitorar suas frotas de caminhões, empresas de resgate médi¬co a controlar suas ambulâncias, pilotos de rali a encontrar suas trilhas, aviões a acertar o turno e cientistas a fazer descobertas. Nos Estados Unidos, deficientes vi¬suais estão substituindo os cachorros guias por eles.”
A agricultura também é beneficiada pelo uso desse sistema: tipos de solo, pragas e doenças de plantas, pre¬juízos causados pela seca ou por enchentes podem ser detectados com grande precisão. “Os técnicos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] usam o GPS para descobrir o verdadeiro tamanho das fazendas e definir áreas para desapropriação.” O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) faz uso desse sistema para lo¬calizar focos de incêndios criminosos ou acidentais.
Alguns fabricantes de automóveis de luxo estão colocando em seus veículos um equipamento de nave¬gação por GPS, que exibe no monitor um sistema com mapa digital das ruas. Basta dizer o endereço do local onde se quer ir que o trajeto é mostrado na teta. O GPS também tem se mostrado eficiente no combate a atividades criminosas, ajudando a localizar veículos de luxo em caso de roubo ou furto.
“Seu maior impacto, contudo, é sentido em re¬giões de dimensões gigantes e raros pontos de refe¬rência, como a selva amazônica, o mar, o céu, o deser¬to, ou o Ártico e a Antártida.”
O GPS está pondo a Terra no mapa;
Antes do uso exclusivo de militares, a tecnologia foi popularizada durante a Guerra do Golfo.
Para demarcar ou para se dirigir a um lo¬cal inabitado, você precisa de uma referência mais global e natural. E é ai que entram em cena as coordenadas geográficas, propostas e adotadas universalmente há séculos.

8 comentários:

  1. Obrigado pelo site, me ajudou muito ne pesquisa.

    Ass:Júlia Freitas Bolela

    ResponderExcluir
  2. VALEW AJUDOU MUITO E A VERSAO DE TUDO Q EU PROCURAVA...

    ResponderExcluir
  3. QUE MARAVILHA DE INFORMAÇÃO. PARABENS!..
    FOI TUDO QUE EU PRECISAVA. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  4. véi preciso de mais meios de orientação mas ajudou bastante vlw! =;

    ResponderExcluir
  5. Isso foi muito bom para min me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  6. excelente publicação , tirei todas as duvidas

    ResponderExcluir